Qualquer clínica veterinária que atenda animais domésticos deverá prestar alguns serviços básicos para cães e gatos, como a vacinação e a colocação de chip, a esterilização, pequenas cirurgias e serviço domiciliário. Podem depois proporcionar serviços complementares como banhos e tosquias, serviço de hotel para cães e gatos, atendimento de animais exóticos ou análises laboratoriais.

Neste artigo vamos falar sobre os serviços básicos e a sua importância para o sucesso de uma clínica veterinária.

Vacinação e colocação de chip

A lei portuguesa está cada vez mais rígida no que toca aos animais domésticos de companhia. Existe um número de vacinas que cães e gatos devem levar por forma a protegê-los contra vírus, parasitas, infeções bacterianas e outras doenças.

Para além disso é obrigatório que cada animal tenha um chip de identificação inserido pelo veterinário.

Esterilização

Embora a esterilização não seja obrigatória, esta é uma das intervenções mais requisitadas nas clínicas veterinárias pelos donos de cães e gatos. O procedimento é normalmente simples e rápido, embora possam existir situações, principalmente no caso das fêmeas, em que o animal tem que ficar internado para observação.

Pequenas cirurgias

Para além da esterilização, existem outras pequenas cirurgias que não necessitam de uma visita a um hospital veterinário e que podem ser efetuadas em qualquer clínica veterinária. Estas incluem a remoção de pequenos tumores e abcessos ou intervenções de cesariana no caso de complicações na gravidez.

Serviço domiciliário

Incluimos o serviço domiciliário como serviço básico mas recomendamos que um veterinário que tenha acabado de abrir a sua própria clínica não ofereça este serviço de imediato, a não ser que tenha a disponibilidade financeira para contratar alguém que o faça. Antes disso é preciso focar o seu tempo e atenção na dinamização da clínica com atendimento presencial.

Se não for esse o caso, então o serviço domiciliário é sempre uma mais-vali para uma clínica, num tempo em que cada vez mais se valoriza o conforto.