Para além dos serviços básicos, há clínicas veterinárias que oferecem serviços complementares de cuidado para o seu animal de estimação.

Vamos agora falar sobre alguns desses serviços.

Banho e tosquia

Higiene, conforto ou estilo, estas são as razões que podem levar alguém a tosquiar e dar banho a um cão, e não tão frequentemente a um gato.

Embora isso possa ser feito em casa, dá muito trabalho, principalmente com animais de grandes dimensões ou com aqueles mais irrequietos.

Uma clínica veterinária que ofereça estes serviços contará com pessoal especializado, habituado a lidar com animais que podem ficar ansiosos e agitados.

Hotel para cães e/ou gatos

Quando vai de férias e não pode levar o seu animal de estimação, lembre-se de que existem clínicas veterinárias que oferecem o serviço de hotel.

Aqui o seu animal será alimentado, a sua higiene e saúde asseguradas e, no caso dos cães, até os passeios poderão estar incluídos.

Atendimento de animais exóticos

Os animais de estimação não se restringem a cães e gatos. A lista de outros animais é imensa e inclui de tudo um pouco. Tarântulas, cobras, macacos, araras, catatuas, iguanas ou cágados, todos estes animais têm a classificação de exóticos quando toca ao tratamento veterinário.

Apenas as clínicas veterinárias especializadas em animais exóticos atendem tais “clientes”, por isso se tem um destes animais é numa destas clínicas que o deverá tratar.

Análises laboratoriais

Muitas vezes os médicos veterinários necessitam de análises feitas ao sangue ou a tecidos dos animais para terem a certeza do que os está a afetar, para confirmar um diagnóstico ou para definir o melhor tratamento a dar.

Este serviço está normalmente disponível em hospitais veterinários, mas há clínicas de maior dimensão que já dispões de laboratório própio nas suas instalações, facilitando e apressando um processo que de outra forma pode ser algo demorado.