Numa altura em que tanto se fala de fake news, nunca é demais alertar para a existência de muita informação incorreta online. Quer seja em sites, redes sociais ou plataformas de vídeos, há muita gente que, mesmo com as melhores das intenções, transmite ideis e conselhos errados.

Quando toca à saúde e bem-estar do seu animal de estimação todos os cuidados são poucos e é importante saber separar o trigo do joio.

Vamos mostrar-lhe como.

Conselhos de médicos veterinários

Há milhares de blogues, sites, canais de redes sociais e vídeos online com pessoas a ofereceren dicas e conselhos sobre como cuidar do seu animal de estimação ou a oferecer ideias de cuidados médicos caseiros.

Não quer dizer que toda essa informação esteja errada mas sempre que possível siga apenas os conselhos de médicos veterinários.

Também estes produzem tais conteúdos online e, pelo menos nesse caso, sabemos que estamos a receber informação de um profissional qualificado para o fazer.

Vídeos de clínicas veterinárias

Algumas clínicas veterinárias produzem conteúdo audiovisual por forma a promoverem os seus serviços e captar clientes. Desta forma acabam por criar vídeos altamente informativos que podem transmitir informação muito útil para casos mais simples.

Utilize estes vídeos para seu benefício e poderá aprender a fazer coisas tão cimples como cortar as unhas ao seu gato ou saber como acalmar o seu cão na hora de tomar banho.

Cuidado com as mezinhas e receitas caseiras

Nunca dê ao seu animal de estimação qualquer espécie de medicamento feito em casa só porque foi recomendado por alguém online que se autointitula especialista no assunto.

Até pode ser que funcione mas o risco se não funcionar é demasiado grande.

Na melhor das hipóteses contacte uma clínica veterinária e pergunte se pode administrar esse tratamento, se é seguro e indicado para a situação.